Aorta - Arteriosclerose

Arteriosclerose (aterosclerose)

Segmento de aorta torácica e abdominal fixada em formaldeidoObserva-se nas três figuras: Placas ateromatosas representadas por lesões elevadas na camada íntima, com centro principalmete lipídico do tipo não triacilglicerol, grumoso, pouco consistente, amarelo. Essas placas podem estar cobertas por camada de colágeno, adquirindo coloração rósea e consistência mais firme (figura 2). As lesões tendem a ser mais proeminentes ao redor dos óstios dos ramos principais, variando em diâmetro de 0.3 a 1,5cm. Observa-se também lesão extensa provavelmente resultante de rompimento da cápsula fibrosa e descolamento de placa ateromatosa, calcificação distrófica castanhado, consistência endurecida (figura 3).